Domingo, 05 de Dezembro de 2021 14:56
61996377502
Meio Ambiente Meio Ambiente

Arte Sustentável: artista plástico desenvolve técnica feita com fibras de árvores

Trabalho é realizado com o material disponibilizado pela própria flora. Fibras são retiradas de árvores reflorestadas

13/08/2021 09h40 Atualizada há 4 meses
Por: Vítor Tobias
Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Qual é a função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica questão que envolve o tema – e não há respostas fechadas. A arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Talvez uma pergunta mais pertinente seja: qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se dá na relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e exigir mudanças de comportamento.

Nesse contexto, podemos inserir a importância da arte como mais uma ferramenta do ativismo ambiental. Ao confrontar o público com informações desagradáveis, muitas vezes difíceis de serem digeridas (como as mudanças climáticas), convergidas em uma experiência estética, a sensibilização ultrapassa a barreira do racional e realmente toca as pessoas. É mais fácil ignorar estatísticas do que ignorar imagens e sensações. Quando a arte representa a relação perturbada da sociedade com a natureza, fica explícita a urgência de ação.

Arte diferente

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Oficina Arte Diferente (@oficinaartediferente)

Foi com foco nesse objetivo, que o o artista plástico Raphael Bastos criou o "Arte Diferente". Os profissionais aproveitam fibras de árvores naturais para fazer quadros decorativos. Visando o meio sustentável como foco de produção artística, ao criar sociedade com outro profissional do mesmo ramo, os dois pensaram em trabalhar com materiais de reuso, quando perceberam os potenciais das ripas de palmeira.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Oficina Arte Diferente (@oficinaartediferente)

"A técnica foi desenvolvida por nós onde iniciávamos as fibras de duas palmeiras. Foi um processo de criação. Entendimento da fibra. Não é qualquer fibra que faz qualquer quadro. Existe um processo para ser feito anteriormente.", disse o artista.

O processo ecológico em todas as etapas, principalmente durante o processo para formar a moldura das obras, que são elaboradas a partir de paletes de madeira de demolição tratadas.  "Nosso objetivo é levar estilo e requinte aos ambientes mais diversos, inspirados na exótica flora brasileira, através de caminhos ecologicamente corretos que prezam tanto pelo bom gosto quanto pela sustentabilidade.", acrescentou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Oficina Arte Diferente (@oficinaartediferente)

Apesar de considerar a arte acessível e disponível para todos, Raphael explica que as obras demandam de um tratamento especial. Ele explicou que existem inúmeros processos a serem feitos antes de fazer as coletas das fibras da natureza. "É fácil mas não é simples, existem mil fatores para serem considerados antes da colheia, o tipo de fibra, a relação com o sol e com a chuva, armazenagem, densidade. Todos são pontos que influenciam diretamente no resultado final", explicou.

Profissionalização

Para quem acha que conhecimento é guardado individualmente, o arte diferente oferece oficinas para quem quer aprender as técnicas. "Por causa da pandemia, estamos paralisados. Estamos aguardando o momento passa para voltarmos a capacitação." finalizou Raphael.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Oficina Arte Diferente (@oficinaartediferente)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias