Domingo, 05 de Dezembro de 2021 15:00
61996377502
Colunas Meio Ambiente

Sustentabilidade vista nas Olimpíadas 2021

Beatriz de Deus

24/08/2021 08h05
Por: Vanessa Rodrigues
Fonte: festivaldasustentabilidade.com.br/
Fonte: festivaldasustentabilidade.com.br/

                Nas últimas semanas, o mundo todo acompanhou a Olimpíada 2021 que ocorreu no Japão. Contudo, além dos jogos, foi possível ver ações sustentáveis adotadas pelo país. Uma delas foi a fabricação dos pódios feitos em impressora 3D e utilizando plástico reciclável. Outra medida exemplar foram as camas de papelão e colchões de plástico que poderão ser reciclados após o uso pelos atletas alocados na Vila Olímpica.

                Acrescenta-se a isso as medalhas olímpicas feitas de metais reciclados oriundos de equipamentos descartados, como smartphones e eletrodomésticos. Até mesmo a tocha olímpica foi fabricada a partir de alumínio reciclado. Buscou-se utilizar somente energia renovável, explorando uma usina de energia de biomassa e uma usina de energia solar fotovoltaica. Os carros oficiais empregados eram elétricos.

                E outro ponto que demonstra a preocupação com o futuro foi a solução encontrada para as estruturas que seriam utilizadas. A maior parte delas já existiam e passaram somente por melhorias, como investimento na eficiência energética da edificação. As demais, eram construções feitas de madeira reutilizada e de caráter temporário, serão desmontadas posteriormente de maneira a não criar enormes construções que se tornam inúteis após o evento.

                Não há dúvidas de que houve uma preocupação em sediar os jogos com qualidade e sem causar severos danos no meio ambiente. Todos esses exemplos mostram que é possível vincular sustentabilidade e excelência. E assim, os Jogos Olímpicos de 2021 entram para a história ao criar um modelo de aplicação da economia circular que deve ser seguido por todas as próximas sedes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Beatriz de Deus
Sobre Beatriz de Deus
Mestre em Engenharia Civil e graduada em Engenharia de Produção Civil. Atuou por três anos no segmento de defesa civil, coordenando um projeto de capacitação de agentes de defesa civil sobre o processo de transferência de recursos federais para ações de defesa civil. Foi coordenadora de curso de graduação em Engenharia Civil por 5 anos, possuindo experiência em gestão educacional. Atualmente, trabalha como tutora no Núcleo de Educação à Distância do Polo São José de Santa Catarina.
Ele1 - Criar site de notícias