Terça, 26 de Outubro de 2021 00:14
61996377502
Notícias Tecnologia

Robô dedo duro

Singapura está testando robôs que fiscalizam mal comportamento dos cidadãos

14/09/2021 10h33
100
Por: Stéffany Santos
Fonte da Imagem: Edgar Su/Reuters
Fonte da Imagem: Edgar Su/Reuters

Em Singapura, aqueles cidadãos que acham que uma bituca de cigarro jogado na calçada não faz diferença ou que coloca a bicicleta atrapalhando a passagem na porta da padaria e diz “É rapidinho!”, não tem mais vez. 

O país começou a testar robôs para patrulhar áreas públicas e impedir mau comportamento social, em um novo esforço para aumentar o portfólio de ferramentas de vigilância. Nesta primeira etapa, serão detectados:

  • desrespeitos aos protocolos de prevenção da Covid-19;
  • uso de cigarro em ambientes proibidos
  • e estacionamento de bicicletas em locais impróprios.

Os robôs, chamados “Xavier”, são equipados com câmeras e disparam alertas em tempo real para um centro de comando e controle.

Os dois "Xavier" circularão, a princípio, em uma área de grande tráfego de pedestres no centro do país.

Sem punição

A agência do governo de Singapura disse que, nas primeiras três semanas, os robôs que detectarem mau comportamento exibirão mensagens educativas. Não haverá, por ora, punição ou uso das imagens em processos judiciais.

A longo prazo, o uso dos robôs deverá ser ampliado:

"A implantação de Xavier apoiará o trabalho dos funcionários públicos, pois reduzirá a mão de obra para o patrulhamento a pé e aumentará a eficiência da operação", disse a agência.

O ministro de assuntos internos de Singapura, K. Shanmugam, disse em agosto que o país pretendia ter mais de 200 mil câmeras da polícia até 2030 - mais do que o dobro do número atual.

*Com informações G1

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias