Terça, 26 de Outubro de 2021 00:36
61996377502
Notícias Meio Ambiente

Tinta mais branca do planeta que substitui o ar-condicionado

Uma superfície revestida com essa tinta desenvolvida pela equipe do professor Xiulin Ruan é resfriada abaixo da temperatura ambiente sem consumir energia.

20/09/2021 16h37
229
Por: Vítor Tobias
Credit: Purdue University / John Underwood
Credit: Purdue University / John Underwood

Quando os pesquisadores da Purdue University decidiram desenvolver uma nova tinta, o objetivo era criar uma que refletisse a luz do sol de um edifício. Acontece que eles também estabeleceram um recorde mundial oficial do Guinness para a tinta mais branca do planeta.

“Quando iniciamos este projeto há cerca de sete anos, tínhamos em mente a economia de energia e o combate às mudanças climáticas”, disse o professor Xiulin Ruan.

A tinta reflete 98,1% da radiação solar e também emite calor infravermelho.

Como a tinta absorve menos calor do sol do que emite, uma superfície revestida com essa tinta é resfriada abaixo da temperatura ambiente sem consumir energia.

A tinta branca comercial típica fica mais quente do que mais fria. As tintas no mercado que são projetadas para rejeitar o calor refletem apenas 80% -90% da luz solar e não podem tornar as superfícies mais frias do que o ambiente.

Os pesquisadores fizeram um teste ao ar livre com uma temperatura ambiente de 43 graus Fahrenheit. A tinta baixou a temperatura da amostra em 18 graus.

"Isso é mais potente do que os condicionadores de ar usados ​​pela maioria das casas", disse Ruan.

Purdue disse que já entrou com pedidos de patente e os pesquisadores estão trabalhando com uma empresa para aumentar a escala da tinta e colocá-la no mercado.

*Com informações do Ciclo Vivo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias