Segunda, 25 de Outubro de 2021 23:40
61996377502
Notícias Saúde

Dose de reforço com Pfizer aumenta anticorpos em 20 vezes

Pesquisa uruguaia mostrou que vacinados com Coronavac tem imunidade aumentada após reforço com Pfizer

27/09/2021 18h19
173
Por: Stéffany Santos
Fonte da Imagem: Prefeitura de Bonito
Fonte da Imagem: Prefeitura de Bonito

Estudos preliminares realizados no Uruguai mostraram que o reforço com Pfizer, após duas doses de Coronavac, aumenta em 20 vezes o nível de anticorpos contra Covid-19.

Em coletiva de imprensa para apresentar os dados da pesquisa, o ministro da saúde uruguaio, Daniel Salinas, avaliou os números como promissores e, ainda, pontuou a importância do uso combinado de imunizantes de vírus inativo (como é o caso da Coronavac) com outros de RNA mensageiro (a da Pfizer, por exemplo).

Cerca de 200 voluntários estão sendo avaliados pelo Instituto Pasteur, um dos responsáveis pelo estudo junto com a Universidade da República (Udelar), sendo que 53 deles tomaram as duas doses de Coronavac e o reforço da Pfizer. O estudo teve início em março e vai acompanhar os participantes por dois anos, com amostras de sangue periódicas.

Dos 53 que já tomaram a dose de reforço, todos continuavam tendo anticorpos após 80 dias da imunização completa. 

Os pesquisadores vão seguir com as coletas para saber como essa carga de anticorpos aumentada se comporta ao longo do tempo. O Ministério da Saúde do Uruguai também desenvolve um estudo com mil pessoas e, segundo o titular da pasta, Daniel Salinas, o resultado preliminar com um grupo de 48 pacientes indicam números similares.

No Uruguai, desde julho está sendo orientada a dose de reforço com Pfizer para quem tomou Coronavac.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias