Segunda, 25 de Outubro de 2021 22:58
61996377502
Notícias Cultura

Brasilidade pós-modernismo

Visita digital mediada aborda exposição sob olhar de Idjahure Kadiwel

30/09/2021 08h14 Atualizada há 4 semanas
69
Por: Stéffany Santos
Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

Nesta quinta 30 de setembro, o CCBB Educativo-Arte e Educação, lança mais uma edição de Com a Palavra, produção que poderá ser acompanhada por todo o Brasil através da internet. O episódio traz o poeta, editor, tradutor e antropólogo Idjahure Kadiwel mediando uma visita à exposição "Sobre Brasilidade Pós-modernismo – Arte Contemporânea Brasileira Pós Semana de 1922", em cartaz no CCBB RJ. A mostra, que antecipa a celebração do/centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 por meio de traços, remanescências e conquistas para se chegar à essência da arte contemporânea brasileira, será apresentada através do olhar de Idjahure, que a abordará através de seu campo de conhecimento.

 Nascido no Rio de Janeiro (RJ) e pertencente aos povos Terena e Kadiwéu (MS), Idjahure Kadiwel é graduado em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2016) e mestre em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional/UFRJ (2020). Em sua dissertação de mestrado retratou a trajetória de vida de seu pai Mac Suara (1962), o primeiro ator indígena no cinema brasileiro, que estreou nas telas em 1985, com Avaeté: Semente da Vingança, tendo sido também um dos fundadores do Núcleo de Cultura da União das Nações Indígenas e da Aliança dos Povos da Floresta. Desde 2016 é correspondente da Rádio Yandê, a primeira web rádio indígena no Brasil. É editor da coleção Tembetá (Azougue Editorial/Revistas de Cultura), projeto editorial que teve o objetivo de visibilizar a trajetória e o pensamento de diferentes personalidades do movimento indígena no Brasil, com nove livros de entrevistas publicados entre 2017 e 2019. Também é editor do catálogo da exposição de artes indígenas Véxoa: Nós sabemos, sob curadoria de Naine Terena, na Pinacoteca de São Paulo.

Serviço:

Com a Palavra
30/09, às 10h
Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos
Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo
Acesso: gratuito

*Informações Assessoria CCBB Educativo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias