Segunda, 25 de Outubro de 2021 23:45
61996377502
Colunas Moda e Estilo

Listras, use sem medo e sem erro!

Tem listras para todos os biotipos

01/10/2021 08h08
442
Por: Carol Bressane
Listras, use sem medo e sem erro!

listra é uma das estampas considerada clássica, é bem queridinha  pelas mulheres e presente na maioria dos guarda-roupas, mas carregam alguns mitos sempre causam dúvidas na hora de criar composições.

Na história da moda as listras já tiveram diferentes significados, como na Idade média que representavam aqueles que estavam à margem da sociedade ou ladrões. Durante a guerra era usada para identificação dos prisioneiros judeus. Posteriormente a estampa ganhou força nos uniformes utilizados pelos marinheiros, e foi assim que Coco Chanel se inspirou para dar uma nova repaginada e lançar as listras na sua coleção, e desde então elas nunca mais saíram de moda.

Prisioneiros, judeus e os marinheiros
Prisioneiros, judeus e os marinheiros
Coco Chanel e as divas do cinema da época

No vestuário da mulher contemporânea, a estampa listrada está associada à elegância e classe. Há diversos tipos de listras, das mais fininhas até as mais grossas. Elas também podem estar dispostas na vertical, na horizontal e até mesmo na diagonal para dar um efeito visual de ilusão.

No guarda-roupa da mulher moderna, as listras podem fazer parte de diversos tipos de combinação, podendo compor tanto looks mais básicos quanto mais sofisticados e para qualquer hora do dia.

Todo estilo tem a sua forma de usar a estampa de listra

Mas afinal, listra engorda ou não engorda ?

Pois bem, vamos começar do principio que nem roupa e nem estampa engorda certo ?      O que elas podem fazer é dar uma impressão visual de alargamento ( se forem no sentido horizontal ) e de alongamento ( se forem no sentido vertical ).

Listras no sentido horizontal transmitem uma impressão visual que faz nossos olhos correrem no sentido da direita para esquerda, por isso a impressão de alargar. No caso das listras verticais, nossos olhos percorrem o sentido de cima para baixo, e por isso, a impressão visual de alongar.

Listras no sentido horizontal dão a impressão visual de alargamento
Listras no sentido vertical dão a impressão visual de alongamento

Outro fator importante a ser levado em consideração na escolha das listras ideias é a sua largura. Quanto mais grossa e larga as linhas, maior será o contraste, principalmente no preto e branco, e por isso uma impressão visual de você ser maior, pois elas ficam bem marcadas e visíveis. Quanto menor a listra, menor é esse contraste e assim a percepção visual do espaço é menor, dando a impressão de menos volume e espaço.

Percepção visual referente à largura das listras

O ideal é você entender seu biótipo e suar as listras a seu favor, então, por exemplo, caso você seja do biótipo triângulo de base, onde seu quadril é mais largo que os ombros, você usar listras no sentido horizontal na parte de cima, vai dar uma impressão visual de alargamento e assim trazer um equilíbrio de volume entre ombros e quadris.

Listras horizontais na parte de cima traz equilíbrio para biótipos triângulo de base

Agora, se você tiver mais ombro que quadril, listras horizontais nas saias vão ajudar a dar uma impressão visual de quadril maior e assim equilibrar com os ombros.

Listras horizontais na parte de baixo trás equilíbrio para biótipos triângulo de invertido

É tudo uma questão de entender como as listras funcionam no seu corpo e usá-las a seu favor sem medo.

Sem contar que elas são incríveis para montar looks, pois são versáteis tanto para os estilos, ambientes quanto nas combinações de cores.

Listras são versáteis e combinam com qualquer cor

Espero que tenha perdido o medo dessa estampa incrível, clássica e atemporal e se inspire em montar looks usando elas.

Beijos

Carol Bressane

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias