Segunda, 25 de Outubro de 2021 22:57
61996377502
Notícias Meio Ambiente

Natureza dá sinais de exaustão

Tempestades de poeira registradas no sudeste e no centro-oeste

04/10/2021 08h20
108
Por: Stéffany Santos
Fonte da Imagem: Imirante
Fonte da Imagem: Imirante

Em menos de uma semana, no Brasil, que nem é um país desértico, foi possível ver mais de uma tempestade de poeira no interior de São Paulo. E não foi apenas lá que o fenômeno foi registrado. No último dia 02, também houveram registros da nuvem de poeira em Goiânia, Maranhão e Minas Gerais.

Aí você deve estar se perguntando, qual o motivo dessa tempestade de poeira?! O motivo é relativamente simples: a nuvem se forma quando os fortes ventos de chuva batem no solo extremamente seco, devido a estiagem, e levanta as fina camada de poeira.

Saúde

A nuvem de poeira, além de ter causado pânico em algumas pessoas, chegou a provocar quatro mortes na última sexta-feira. Três delas de trabalhadores rurais que tentavam apagar o início de um incêndio no momento em que a tempestade de poeira começou. E a última vítima morreu soterrada. 

Além de situações pontuais como estas, a inalação da poeira formada na tempestade pode trazer outros risco à saúde, como carregar fuligem, rests de queimadas, além de servir de via de acesso para outros poluentes presentes no ar, que ao serem inalados chegam as vias mais profundas do sistema respiratório, causando prejuízo à saúde.

Natureza

Hoje, 04 de outubro, celebramos o Dia da Natureza, data destinada à reflexão da importância da natureza na vida humana. Aí eu lhe pergunto: você acha que o surgimento de fenômenos como esse da nuvem de poeira em um país como o Brasil acontece porque a natureza está bem preservada? 

Muito pelo contrário, não é mesmo?! Os impactos negativos do homem no meio ambiente são responsáveis pela diminuição da diversidade de espécies, da disponibilidade de recursos e também por drásticas mudanças climáticas.

Ou seja, o desmatamento, as queimadas, o consumo inconsciente de recursos naturais, a poluição do solo e das águas; têm provocado secas mais longas, temperaturas mais altas, escassez de águas e muito mais. Tudo isso, vem dando origem a esse tipo de fenômenos naturais que não eram vistos anteriormente em determinadas regiões.

O ideal seria que a população construísse uma consciência ambiental eficiente, para que esses fenômenos deixem de ser tão frequentes.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias