Segunda, 25 de Outubro de 2021 22:46
61996377502
Notícias Meio Ambiente

Vazamento de óleo na Califórnia gera danos ambientais irreversíveis

Oleoduto perto da costa é investigado como causa do acidente

04/10/2021 18h30
71
Por: Vítor Tobias
Créditos: divulgação
Créditos: divulgação

As autoridades dos EUA tentavam neste domingo (3) conter um vazamento de petróleo perto da costa da Califórnia, que cobre quase 34 quilômetros quadrados e causa danos ambientais.

O vazamento terá "consequências irreversíveis para o meio ambiente", disse a autoridade local Katrina Foley após a descoberta de muitos peixes e pássaros mortos na costa.

A cidade mais afetada, Huntington Beach (foto acima), ao sul de Los Angeles, teve que cancelar o último dia de um show aéreo, o Pacific Airshow, para garantir "acesso total e desimpedido ao ambiente marinho".

Ainda não se sabe o que provocou o vazamento — calculado em cerca de 480 mil litros — de um oleoduto a cerca de 8 km da costa, segundo Foley. As primeiras análises revelam que se trata de "petróleo de pós-produção", segundo o responsável.

Dada a "toxicidade" dessa substância, Huntington Beach pediu a seus moradores que ficassem longe das áreas afetadas e evitassem a praia.

Os serviços municipais trabalharam arduamente no domingo para conter a mancha de óleo, de acordo com um comunicado.

"Sistemas de filtragem e barreiras flutuantes foram implantados para evitar que o petróleo chegue à reserva ecológica Bolsa Chica e aos pântanos de Huntington Beach", acrescenta o texto.

No entanto, lamenta que estas zonas úmidas já estejam a sofrer "consequências ecológicas significativas".

*Com informações do Portal Uol.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias