Terça, 26 de Outubro de 2021 00:29
61996377502
Notícias Saúde

Você já ouviu falar em Terapia Ocupacional?

Conheça os benefícios que essa profissão pode trazer a sua vida, a sua rotina e ao seu desempenho nos papéis que exerce no dia a dia

13/10/2021 08h25 Atualizada há 2 semanas
120
Por: Stéffany Santos
Fonte da Imagem: Revista Personnalité
Fonte da Imagem: Revista Personnalité

A World Federation of Occupational Therapists (WFOT) define que a Terapia Ocupacional é uma profissão da saúde centrada no cliente, preocupada com a promoção da saúde e do bem-estar através da ocupação. O principal objetivo da terapia ocupacional é permitir às pessoas participar das suas atividades diárias. Terapeutas ocupacionais alcançam este resultado trabalhando com pessoas e comunidades para melhorar seu desempenho nas ocupações/atividades que querem, precisam, ou que lhes é esperado, ou modificando sua ocupação/atividade ou o ambiente para melhor apoiar o seu envolvimento ocupacional.

No Brasil, a profissão foi regulamentada com o Decreto-Lei 938 de 13 de outubro de 1969. Este ano comemora-se 52 anos da profissão.

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e suas intervenções são pautadas em todas as áreas da vida, sendo elas, saúde, educação, trabalho, lazer, cultura, contexto social. Tendo como objetivo interação, desempenho, autonomia dos indivíduos que por alguma razão de fragilidade/vulnerabilidade (física, sensorial, mental, emocional, social, cultural) apresentam rupturas e dificuldades na realização de suas atividades de vida diária e participação social.  

O Terapeuta ocupacional é um profissional que está inserido em diversos campos de atuação, educacional, saúde e social. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, editou Resoluções que estabelecem as competências e atribuições do Terapeuta Ocupacional, sendo este um profissional que busca prevenir, tratar, habilitar e reabilitar pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho ou sua convivência afetados por problemas sensoriais, motores, cognitivos, emocionais, afetivos e de inserção social, visando o aspecto biopsicossocial do indivíduo.

A Terapia Ocupacional exerce um papel fundamental em todos os níveis de atenção à saúde, tanto na execução de ações para a promoção, quanto para a prevenção e reabilitação. Todas as demandas relacionadas ao desempenho ocupacional das atividades do cotidiano devem ser encaminhadas a esse profissional.

As ocupações humanas surgem de forma evidente como objeto de preocupação durante todo o processo pandêmico vivido. E este é o principal objeto de atuação desse profissional: atuar frente às dificuldades enfrentadas pelos indivíduos diante das questões específicas de saúde, educacionais e/ou sociais, presentes no cotidiano.

De forma mais específica, a Terapia Ocupacional tem atuado junto às políticas sociais, em serviços como Unidades da Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, Hospitais, Instituições de Longa Permanência, Centros de Referência da Assistência Social, Conselhos Tutelares, Escolas, Serviços da Seguridade Social, Cooperativas de Economia Solidária, Centros Comunitários e Culturais, dentre outros. Além de diversas Organizações Não Governamentais, clínicas e serviços privados, esses em específico lidando com condições de promoção da saúde e do desenvolvimento, prevenção de agravos e reabilitação física e psicossocial.

O diferencial da terapia ocupacional é que essa profissão intervém diretamente em nossas ocupações. A ocupação refere-se a todas as atividades do dia-a-dia que as pessoas fazem enquanto indivíduos, em família, enquanto membros de um grupo, dentro de comunidades, que dão sentido e significado à vida, que promovem e mantêm a saúde.

A Terapia ocupacional é para todos, e não necessariamente precisa de um diagnóstico ou encaminhamento médico. Caso ocorra rupturas no desenvolvimento da vida, você poderá buscar auxílio desse profissional, ou seja, o processo terapêutico ocupacional perpassa desde a gestação até as fases finais de vida.

 

*Texto escrito pela Terapeuta Ocupacional Marianna Sousa

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias