Segunda, 25 de Outubro de 2021 23:27
61996377502
Colunas Investimento

O que é Reserva de emergência?

Veja as dicas de quem entende de investimentos para não passar sufoco com imprevistos

14/10/2021 08h27
341
Por: Stéffany Santos
Fonte da Imagem: Suno
Fonte da Imagem: Suno

A “Reserva de emergência” ou “ Reserva de liquidez” é uma espécie de “colchão financeiro” que vai suprir os imprevistos do cotidiano que envolvem a necessidade de dispender  de dinheiro como exemplo na perda de emprego, troca de carro ou problema de saúde. Não tem como a gente prever imprevistos e muito menos saber quando eles irão acontecer, mas podemos estar mais preparados financeiramente caso aconteça. Além disso, essa reserva também é o ponto de partida para construir uma carteira de investimentos.  

Uma dica é gastar menos do que ganha. Guarde todo mês uma parte da sua receita e faça das retiradas um compromisso, como se fosse uma “despesa fixa”, ou seja, transforme a economia em rotina.

O segundo passo é fazer um levantamento total das despesas mensais fixas necessárias para viver. Agora multiplique pelo número de meses que varia de acordo com vínculo de trabalho. Por exemplo, para um profissional liberal ou empreendedor, o ideal é que ele tenha no mínimo 12 meses equivalentes a seus gastos fixos mensais alocados como reserva de emergência.  Enquanto isso, o profissional CLT deve ter no  mínimo 6 meses e o funcionário público no mínimo 4 meses. Se atente, esse é o período mínimo necessário para que esses profissionais consigam se manter e buscar uma recolocação.

Onde posso alocar a “Reserva de emergência”? Ela deve ser aplicada em produtos de baixo risco e alta liquidez, pois o acesso ao dinheiro precisa ser rápido. Não se esqueça,  em hipótese nenhuma se deve aplicar essa reserva a produtos voláteis. 

E como fazer a reserva render? O primeiro nome que vem à cabeça é investir o dinheiro  na caderneta de poupança, mas existem muitos outros produtos que podem ser mais rentáveis e seguros também como Tesouro Selic, CDB com liquidez diária e Fundos de renda fixa com liquidez diária. 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias