Domingo, 05 de Dezembro de 2021 13:27
61996377502
Colunas Comportamento

4 Passos Para se Tornar uma Pessoa Disciplinada

Você conhece o significado da palavra Disciplina?

16/10/2021 08h55
Por: Valdênia de Andrade
Fonte da Imagem: Psicologia Online
Fonte da Imagem: Psicologia Online

Segundo o dicionário, disciplina é um conjunto de regras ou ordens que regem o comportamento de uma pessoa ou coletividade. Observância das regras, obediência. Capacidade de controlar um determinado comportamento de forma a respeitar as regras ou conseguir resultados. 

Disciplina requer comprometimento e é por isso, que às vezes é tão difícil se manter firme perante o que foi prometido. 

E qual é diferença entre disciplina e hábito? (hoje eu estou cheia das perguntas. Risos...)

Disciplina é uma decisão consciente. É uma energia direcionada a algo que sabemos que precisamos realizar. E por isso, possui alto custo cognitivo. Todos os dias precisamos concentrar nossas energias para realizar essa determinada atividade. 

Já o hábito, é um processo natural. São atividades que fazem parte do nosso cotidiano, cito como exemplo o ato de escovar os dentes. Hoje em dia você fica refletindo sobre qual dente vai escovar primeiro? Ou então fica pensando que primeiro é preciso colocar a pasta de dente na escova? Claro que não. Você já escovou tantos os dentes que já age no modo automático. Esse mesmo exemplo se adequa a ações como, tomar banho, trocar de roupa, pentear o cabelo, dirigir, etc. De tanto repetirmos a mesma atividade, chega uma hora em que não precisamos mais de concentração, porque passamos a agir no modo automático. 

É através da disciplina que surge o hábito. De tanto fazer a mesma atividade, nosso cérebro já sabe o que precisa ser feito e simplesmente faz. 

Principais benefícios de se desenvolver a disciplina:

  • Cumprir com as promessas que faz para si e para as outras pessoas
  • Superar a preguiça e a procrastinação
  • Otimização de tempo. Uma pessoa disciplinada, costuma organizar suas atividades do dia a dia e fazê-las. Isso faz com que ela tenha mais tempo livre, visto que não vai ficar trabalhando horas a fio em tarefas atrasadas.

Agora que você já entendeu os benefícios, abaixo listo os 4 passos que desenvolvi para ter disciplina todos os dias.

1º Passo

Entender quais são os verdadeiros motivos para desenvolver o novo hábito. Ninguém se compromete com algo que não compreende ou não sabe explicar.

2º Passo

Criar um ambiente que facilite a disciplina, que seja propício para colocar em prática as ações que você se comprometeu.

3º Passo

Se planeje! Crie um plano de ação e siga-o

4º Passo

Mudar não é uma tarefa simples. Encare seus erros ou deslizes com a perspectiva de aprendizado sempre buscando ser melhor 1% a cada dia. Não desista!

Ninguém nasce disciplinado. A disciplina é desenvolvida ao longo do tempo e para que isso ocorra, você precisa se comprometer e se dedicar. Os frutos, certamente serão extremamente positivos. Basta ter foco, persistência e paciência.

Que tal se comprometer com algo hoje? 

Forte abraço!

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias