Domingo, 05 de Dezembro de 2021 14:13
61996377502
Colunas Saúde

Hey Mulher! Você sabe o que é diástase?

Neste artigo, além de descobrir o que é diástase, vai saber como ela afeta sua vida

20/10/2021 09h00
Por: Aline Mendes
Hey Mulher! Você sabe o que é diástase?

A diástase é o espaçamento do reto abdominal (um dos músculos que compõem a parede abdominal). Esse espaçamento ocorre bem no meio do músculo, na linha Alba, deixando o reto abdominal esquerdo separado do reto abdominal direito.

A linha Alba, é uma estrutura fibrosa, um tecido conjuntivo que tem como função deixar os retos abdominais próximos. 

Para entender melhor, imagine uma calça jeans com zíper e botão. Funcionando direitinho, esse zíper aproxima os dois lados da calça, sem deixar nenhum espaço. Mas, se o zíper estiver quebrado, a calça pode até fechar pelo botão, mas o espaço entre os dois lados abaixo do botão continuará aberto. 

Fazendo uma analogia, a linha Alba nada mais é que o zíper, e a Diástase é esse zíper, só que quebrado.

Diástase só aparece em mulheres que engravidam?

Não! A diástase pode aparecer em mulheres que nunca passaram por uma gestação e em homens também. É um fato que a maior incidência realmente é em mulheres que passaram por uma gestação, afinal, a diástase é um dos fatores que viabilizam a gravidez - 100% das gestantes têm diástase. Mas, existem outros fatores que causam o surgimento da diástase:

  • Obesidade;
  • Perder muito peso de maneira muito rápida;
  • Exercícios que aumentem a PIA (pressão intra abdominal) sem a musculatura estar preparada para esse tipo de atividade.

Como a diástase tem afetado sua vida:

É muito comum, após se tornarem mães, as mulheres se acostumarem com o aspecto da barriga, com as dores que surgem e acharem que isso é normal, que é consequência de terem engravidado. 

Quem nunca escutou as frases: “Isso é barriga de mãe!”, “Depois que vira mãe é assim mesmo… o corpo não volta mais.”

E, não! Não existe barriga de mãe, nada disso é normal e você não precisa jogar fora todos os seus biquínis e ter relação sexual sem sentir prazer pelo resto da vida.

Grande parte das suas queixas e insatisfações com seu corpo é por causa da diástase e tratando-a de maneira correta, os sintomas vão embora também.

Quais são os sintomas

Além de causar prejuízos estéticos como: flacidez abdominal, barriga parecendo que ainda está grávida de 4 meses, barriga de avental (quebrada) e sensação de estômago dilatado, a diástase também acarreta graves problemas de saúde:

  • Dores nas costas e na lombar;
  • Escapes de xixi, e em casos mais graves, Incontinência urinária;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Diminuição do prazer;
  • Hérnias abdominais;
  • Prolapso de alguns órgãos, como bexiga;
  • Descompensação postural;
  • Intestino preso.

Tratar a diástase é muito mais que cuidar da aparência - não que isso seja errado, de maneira nenhuma, temos que nos cuidar mesmo - mas tratar a diástase vai além… é questão de saúde, é melhora da qualidade de vida!

E agora que você já sabe o que está causando suas dores e insatisfações, me conta: você também achava que era isso pro resto da vida, que não tinha mais solução? 

O que mais te surpreendeu neste artigo?

Vamos conversar bastante sobre diástase e treino na gestação e no pós-parto, então me conta quais são suas maiores dúvidas para eu trazer mais conteúdo que te ajude. 

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias