Domingo, 05 de Dezembro de 2021 14:44
61996377502
Notícias Meio Ambiente

Um material reciclável por um curso profissionalizante

Programa de vantagens criado por startup ajuda a ampliar reciclagem e traz benefícios para quem separa corretamente seus resíduos

20/10/2021 13h30 Atualizada há 2 meses
Por: Vítor Tobias
Créditos: divulgação
Créditos: divulgação

Com o objetivo de gerar impacto socioambiental positivo, promovendo a correta separação e destinação de resíduos recicláveis e gerando benefícios para a população, a startup so+ma criou um programa de fidelidade onde o material reciclável vale pontos que podem ser trocados por cursos profissionalizantes e produtos essenciais, como alimentos e itens de higiene.

Levando seus recicláveis aos espaços mantidos pela so+ma, os moradores ganham pontos que podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercado e muito mais. A adesão é totalmente gratuita e sem taxas de anuidade.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por so+ma Vantagens (@soma.vantagens)

O trabalho da startup promove o desenvolvimento social e ajuda a aumentar o índice de reciclagem em Salvador e Curitiba, cidades onde atua. Para fomentar a economia local, empresas das regiões onde a so+ma está presente são priorizadas na trocas de pontos por produtos ou benefícios.

“A SO+MA NASCEU A PARTIR DE UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DE RECICLAGEM NO PAÍS E COM A VONTADE DE MUDAR O COMPORTAMENTO DO BRASILEIRO EM RELAÇÃO AOS RESÍDUOS, INCENTIVANDO HÁBITOS SUSTENTÁVEIS.”

Recicláveis por conhecimento

A baiana Doralice dos Santos conseguiu somar pontos e trocar por um curso de digitação para o neto Jeferson Ferreira dos Santos, 11 anos. “Eu não tinha condição de pagar o curso e ele queria muito melhorar a digitação, então eu fui me informar em uma casa so+ma. A atendente disse que se eu conseguisse ter 3 mil pontos, eu poderia trocar por um curso para o meu neto. Então, corremos atrás de garrafas, sacos plásticos e, no final, conseguimos 6 mil pontos e trocamos pelo curso”, orgulha-se a avó.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por so+ma Vantagens (@soma.vantagens)

Reciclagem de vidro no Nordeste

Até a implementação do programa so+ma vantagens, Salvador não contava com um processo claro sobre o tratamento do vidro descartado pelos consumidores. Após conseguir estabelecer a confiança e os processos necessários para as indústrias e cooperativas, unindo todos os atores da economia circular do início ao fim do processo, o programa foi responsável por implementar de maneira inédita a cadeia de reciclagem de vidro na capital baiana, oferecendo às cooperativas mais uma oportunidade de renda e desenvolvimento da economia circular.

O processo é validado e todos os materiais são rastreados por meio da tecnologia blockchain, uma rede que funciona carregando as informações sobre todas as transações pelas quais determinado item passou. O método visa oferecer garantia em relação ao resíduo que foi entregue pelo consumidor, destinado corretamente para a reciclagem e retornado ao mercado como uma nova embalagem para consumo, com todas essas informações devidamente registradas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias