Domingo, 05 de Dezembro de 2021 13:34
61996377502
Colunas Moda e Estilo

A força e a importância da imagem na sua entrevista de emprego

Uma boa imagem pessoal pode ser a diferença entre você e o outro candidato

22/10/2021 08h23
Por: Carol Bressane
A força e a importância da imagem na sua entrevista de emprego

A frase “ a primeira impressão é a que fica”, nunca tem tanto valor quanto em uma entrevista de emprego.

Já parou para pensar que a pessoa que está te entrevistando tem apenas as seguintes informações sobre você: seu currículo, sua aparência e seu comportamento. Então como que a sua imagem pessoal não vai contar ?

O entrevistador estará te avaliando o tempo todo. Ou seja, mesmo tendo um currículo impecável, é necessário manter uma boa postura, uma ótima comunicação e uma imagem que esteja de acordo com todas essas informações.

A aparência e a imagem pessoal podem ser uma arma muito poderosa  na entrevista de emprego, as roupas fazem parte da comunicação não verbal e ajudam a projetar uma imagem da pessoa que a usa. Em outras palavras, através das suas vestimentas você está transmitindo uma mensagem ou um conceito que pode ser positivo ou negativo para a pessoa que está na sua frente. Por isso, devemos estar atentos às nossas escolhas quando formos à uma entrevista.

 Aumente as suas probabilidades para ficar com o Emprego!

A nossa apresentação, incluindo a linguagem corporal, definem em 55% a opinião que a outra pessoa forma sobre si num primeiro contato (Prof. A. Mehrabian, UCLA), e acontece apenas em poucos segundos.

Um estudo efetuado na Holanda em 2014, que teve como objetivo identificar os fatores críticos de sucesso nas entrevistas, concluiu que a apresentação geral é um fator determinante de sucesso (83%) e o vestuário adequado, embora menos, tem também um peso importante (58%) . Este estudo foi realizado com 150 profissionais da área de Recursos Humanos.

Além do vestuário, a linguagem corporal foi considerada crucial para ter sucesso nas entrevistas, 97% dos participantes consideraram este fator importante, que engloba também a postura e as expressões faciais.

Dicas para uma imagem impecável nas entrevistas

  • Procure saber mais sobre a empresa, tente descobrir qual é o dress code usado. Use o vestuário adequado para a função que irá desempenhar. Dê um passada na frente da empresa e veja como as pessoas que estão lá se vestem. Se não consegue descobrir, veja o dress code usado na área de atuação da empresa. Uma empresa de publicidade por norma tem um dress code mais casual, mas se vai a uma entrevista num gabinete de advogados ou num banco, o dress code com certeza é bem mais formal. 

  • Se o vestuário indicado é semi-formal, os homens podem optar por um blazer, calças e camisa sem gravata. As mulheres podem usar uma blusa em vez de uma camisa, ou uma saia/vestido com blazer.

  • Use acessórios de qualidade e não muito chamativos, pois eles também comunicam! Cuidado com os exageros e acessórios que possam fazer barulho ao você andar ou gesticular.

  • decotes e saias mais curtas devem ser evitados se quer passar uma imagem credível. A saia deve estar até ao joelho ou logo acima. Imagine que você estará sentada então calcule o comprimento dessa forma para que você fique confortável e não cometa nenhuma gafe ao cruzar ou descruzar as pernas.

  • para os homens tenham cuidado na escolha dos sapatos, que devem estar engraxados e em boa forma, principalmente se usar terno. Não arrisque usar ténis numa entrevista, a não ser que tenha a certeza que o vestuário usado é casual. Para as mulheres, os sapatos abertos devem ser usados com muito cuidado, caso opte por ele use o modelo ‘peeptoe’ mas evite as sandálias. Para um look mais formal prefira os clássicos scarpins.

  • É preferível usar alguma maquiagem, que pode contribuir para um look mais profissional e competente, mas com certeza sem exageros e evite o batom vermelho.

  • Outros aspetos como o cabelo e as unhas devem ter a sua atenção. Um cabelo arranjado e com o corte em dia mostra profissionalismo e as unhas devem estar limpas.

Sua imagem em entrevistas on-line também requer cuidados !

Muitas empresas hoje estão optando em fazer as primeiras seleções de forma on-line, então os cuidados com a imagem são tão importantes quanto se a entrevista fosse presencial.

 Os cuidados com a imagem pessoal é o mesmo em relação a uma entrevista presencial, respeite o dess code da empresa, alinhe com o cargo desejado e esteja com uma boa aparência.

 As diferenças estão no cenário, na câmera e na iluminação.

Dicas para uma imagem impecável nas entrevistas on-line:

  • saiba que a câmera não vai te favorecer, por isso cuidado com as cores e estampas nas roupas que escolher e da maquiagem que fizer, opte por cores mais suaves. A ideia é que a tela seja preenchida pelos 3 primeiros botões da camisa, além do rosto e do cabelo. 
  • Uma boa iluminação pode te ajudar ou te derrubar, por isso dê preferência para luzes na sua frente ou até mesmo uma iluminação natural. Evite luzes que criem sombras ou que façam sua imagem ficar estranha.
  • Como você estará on-line, o cenário também conta na boa impressão, por isso opte por um cenário que transmita competência e cordialidade, evite aquela parede branca e lisa, pense num cenário criativo com estante com livros e plantas e evite quarto ou cozinhas, ainda mais se estiverem bagunçados.
  • Por mais que apareça apenas a parte de cima, use uma parte de baixo adequada caso precise levar de forma inesperada.

Lembrem-se sempre que a sua imagem pessoal faz parte da sua ferramenta de comunicação e que suas roupas e seu comportamento contam muito para transmitir suas intenções, qualificações, objetivos e competência tanto durante a entrevista de emprego quanto para o crescimento quando adquirir a vaga.

Me acompanhem nas redes sociais e tenham muitas dicas: 

https://www.instagram.com/carol.bressane

www.carolbressane.com.br

Abraços

Carol

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sexta com Estilo
Sobre Sexta com Estilo
Carol Bressane, que hoje assina esta coluna, é Especialista em Imagem e Estilo e empodera mulheres a expressarem sua verdadeira beleza feminina. Carol é carioca/cuiabana, formada em Arquitetura e Urbanismo, mas que adotou Brasília de coração. Bressane passou por um grande processo de transformação interna através de um coaching e externa através da consultoria de imagem. O que a ajudou a se sentir mais empoderada e a enxergar seu potencial. E agora, Carol Bressane quer te dar esse poder também
Ele1 - Criar site de notícias