Domingo, 05 de Dezembro de 2021 14:33
61996377502
Notícias Variedades

Gestão de tempo: como lidar com o trabalho e a família em tempos de pandemia?

Veja como a gestão de tempo é importante para a qualidade de vida com a família, e como organizar isso, mesmo em tempos de isolamento social!

25/10/2021 16h34
Por: Vítor Tobias
Créditos: Scua
Créditos: Scua

A gestão de tempo para o dia a dia é importante não só para organizar nossas atividades, mas para uma melhor qualidade de vida. Através dela é possível ter produtividade no trabalho e, ainda, reservar tempo para hobbies, para famílias, para si mesmo e outras atividades.

Porém, com um pouco mais de um ano de pandemia e isolamento social, muitas pessoas tiveram que se adaptar a uma nova rotina, desenvolvendo novos hábitos, como o trabalho e aulas realizadas em casa, por meio da internet.

Para alguns, foi possível viver mais momentos em família e aprender novas atividades, mas há uma parcela da sociedade que se vê em uma situação de não conseguir fazer uma boa gestão de tempo. Separar um momento para o trabalho, o lazer, a família e para cuidar da saúde – principalmente a saúde emocion

O QUE É GESTÃO DE TEMPO?

Gestão do tempo é uma forma de organizar atividades e tarefas que devem ser realizadas, com a intenção de ter mais planejamento, produtividade e bem-estar.

Para isso, não vale apenas ter uma organização voltada ao trabalho ou escola, é necessário um espaço para cuidar de você e da família. 

Dessa forma, para gerenciar o tempo, é importante pensar em alguns processos e ferramentas que podem ajudar a cumprir atividades e tarefas dentro do período previsto.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE SABER GERENCIAR A SUA ROTINA?

O tempo é algo valioso para nós, não é mesmo? Mal começamos a semana e, quando piscamos os olhos, já chegou o fim dela!

Quando não nos organizamos, a chance de acumular tarefas é maior, e podemos perder momentos valiosos, que sejam mais descontraídos e de descanso na nossa rotina.

Assim, ao cuidar da gestão do tempo como um todo, conseguimos olhar tanto para as atividades diárias, como para os momentos de lazer. Uma forma de estimular uma melhora de rendimento e uma diminuição de fatores de estresse e ansiedade.

8 DICAS DE COMO GERENCIAR SEU TEMPO NO ISOLAMENTO SOCIAL

1. Gestão de tempo no trabalho

Para os pais que estão trabalhando em casa, é importante preparar o ambiente do trabalho, tornando-o o mais profissional possível: mesa para o computador, agenda, roupas confortáveis, mas sociais, e uma garrafa de água por perto para se hidratar – como se fosse realmente ao escritório, mesmo sem sair de casa. Isso ajudará a manter o foco no trabalho, sem despertar tanto a atenção para outras coisas.

No caso de pais com crianças pequenas, é interessante combinar entre os responsáveis ou outras pessoas que podem ajudar na rotina, momentos para olhar os filhos. Assim, todos participam do cuidado e não se prejudicam profissionalmente. No trabalho, é importante manter uma agenda para tudo, inclusive para selecionar a hora do almoço e, neste momento, se desligar de todos os equipamentos e silenciar o que for necessário para o momento de descanso.

2. Gestão de tempo das atividades escolares

Para as crianças, adolescentes e quem mais estiver tendo aulas online,  o uso da agenda continua como um ponto importante no dia a dia. Além de acompanhar os estudos, outras atividades da rotina precisam ser colocadas nas anotações da agenda, cada uma dentro do seu tempo.No caso das crianças que precisam da ajuda dos pais para as aulas, é fundamental que estes também organizem um momento para ajudarem nestas tarefas , contribuindo para o seu desenvolvimento.

Além de colocar atividades na agenda, é importante pensar no gerenciamento de cada uma delas – será que esta atividade precisa ser finalizada hoje? Em quanto tempo será finalizada? Estabelecer prazos e metas para cumprir cada uma das atividades é essencial! Tentar fazer tudo em um dia pode ser impossível e cansativo, levando a um estresse que não é necessário.

3. Gestão de tempo para a sua produtividade

Já percebeu que temos horários que nos sentimos mais produtivos e criativos? Uma ótima dica para melhorar o rendimento é tentar aproveitar bem esses momentos para aquilo que foi planejado para ser feito no dia, principalmente atividades mais complicadas. Dessa forma, será possível dar o melhor e ter novas ideias sem sentir muito cansaço perante as atividades e a rotina.

4. Gestão de tempo para ter hábitos saudáveis: atividade física e boa alimentação

Que a atividade física e a boa alimentação têm muitos benefícios, isso já se sabe. Mas, além da saúde física, estes dois elementos, quando unidos, também trazem mais disposição para a pessoa, levando a uma produtividade saudável. A nossa saúde corporal e mental estão interligadas e, para estarmos realmente saudáveis e dispostos para o trabalho, precisamos olhar para os aspectos físicos e mentais.

Aproveite a hora do almoço para ter uma refeição saudável com a família e, se for possível, faça uma atividade física que todos participem.  Será uma forma de manter o relacionamento familiar e estimular hábitos saudáveis.

*Com informações do blog LIV

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias