Domingo, 05 de Dezembro de 2021 13:38
61996377502
Notícias Meio Ambiente

Black Friday: como manter o consumismo consciente?

Em uma data que estimula compras por impulso, é importante lembrar que cada promoção gera gastos e impactos ambientais

17/11/2021 16h30
Por: Vítor Tobias
Créditos: PixaBay/Banco de Imagens
Créditos: PixaBay/Banco de Imagens

Por uma coincidência, o mês que começou com a COP26 vai terminar com uma data que estimula o consumismo que, em boa parte, contribui para as mudanças climáticas. A famosa Black Friday está marcada para o dia 26 de novembro de 2021, mas já vem sendo alardeada há um bom tempo.

Neste momento, em que a tentação de comprar é estimulada por promoções “imperdíveis” é sempre bom lembrar que podemos reduzir a pegada ecológica em nível individual. Na época de maior aquecimento nas vendas, o consumo consciente precisa falar mais alto.

Além do seu dinheiro, as suas compras consomem recursos naturais e têm impactos ambientais que vão desde a fabricação e transporte dos produtos até a geração de resíduos. Todas as etapas para que um item chegue até você têm um custo, para o planeta e para o seu bolso!

Para não cair em armadilhas e acabar comprando o que não precisa de verdade, seguem algumas dicas para manter o equilíbrio e as economias na Black Friday 2021:

1. Faça uma lista do que realmente precisa

Antes de checar as ofertas, estabeleça o que é necessário para você. Ao colocar suas prioridades em uma lista fica mais fácil manter o foco e se afastar das “melhores ofertas” de produtos que não são indispensáveis.

2. Analise a necessidade de cada um deles

Pegue sua lista e se pergunte: por que eu preciso deste produto? Muitas vezes confundimos vontade e necessidade, principalmente quando somos bombardeados pela publicidade e promoções tentadoras.

3. Se pergunte se cabe no orçamento

Uma ótima forma de reduzir as compras por impulso é se programar financeiramente. Coloque no papel quanto cada compra vai efetivamente custar e avalie estes valores de acordo com o que você pode, ou deve, gastar.

4. Analise criticamente a importância do produto listado

Imagine-se com o produto e visualize os seus dias com ele: quando vou efetivamente usar? Para que o investimento valha a pena, o uso deve ser constante e trazer benefícios maiores do que o custo deste item – que incluem o dinheiro que você e o impacto ambiental que o produto gerou.

5. Se ainda precisar comprar, não esqueça de neutralizar o impacto ambiental

Você sabia que pode financiar projetos ambientais com as suas compras online sem pagar nada a mais por isso? A ZeroCarbon é uma ferramenta gratuita de neutralização dos impactos ambientais das compras online. Quando você compra através do site, a loja que você escolhe paga uma comissão pela venda para a ZeroCarbon. Esse dinheiro é investido em ações ambientais por meio da compra de créditos de carbono. Ao final da sua compra você vai receber o seu certificado de neutralização com os créditos de carbono correspondentes!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias