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Notícias Meio Ambiente

O que uma marca de beleza precisa para ser sustentável?

Em quais itens ficar de olho na hora de procurar marcas e empresas com responsabilidade ambiental?

18/11/2021 16h25
Por: Vítor Tobias
Créditos: IStock/Banco de Imagens
Créditos: IStock/Banco de Imagens

Produtos veganos, orgânicos, sem testes em animais, tecnológicos, com embalagens recicláveis ou biodegradáveis são algumas das características de uma marca sustentável. São literalmente alguns dos pilares fundamentais comparados a uma infinidade de possibilidades de criar cosméticos de alta potência e qualidade que respeitam a biodiversidade e poluem cada vez menos o ambiente. 

Você também consegue descobrir se sua marca de beleza favorita é sustentável através dos ingredientes descritos nos rótulos ou pelos selos de certificações que vão nas embalagens. E como não para por aqui, separamos alguns fundamentos que uma marca de beleza precisa ter para garantir que a sustentabilidade vai além de uma pequena linha ou de uma propaganda bem feita, assim você consegue fazer sua compra com a consciência limpa! 

Produção Local

Se a marca que você gosta tem como base a sustentabilidade, ela certamente investe na economia local, no pequeno produtor e nas matérias-primas da região, fortalecendo aqueles que podem retornar receita para elas e até mesmo serem consumidores. Você já viu algum projeto da sua marca favorita com os empreendedores locais da região que ela é sediada?

Reúso

O reaproveitamento nada mais é que ressignificar um produto, material já utilizado em outro, por exemplo, quando usamos uma máscara de tratamento até o fim e depois plantamos uma mudinha dentro dela. A reciclagem tem vários benefícios para o meio ambiente e quando uma marca de beleza promove e inspira seus consumidores a descartar de forma correta ou pensa em embalagens que possam ser reutilizadas ela está diminuindo a quantidade de matéria-prima, de água, energia e o mais importante, a poluição.

Vegano

As empresas que têm toda a sua carteira de produtos veganos são aquelas que não testam ou tem origem animal, contribuindo assim para que as condições climáticas não sejam prejudicadas através de dejetos animais. Por isso, é importante e necessário que uma marca de beleza que se considera sustentável seja vegana.

Projetos Sociais

Uma marca de beleza que faz parte de projetos sociais ou que promove ações desse porte também se enquadra no perfil sustentável. Essas atitudes podem ser vistas de diversas formas, como por exemplo, doando parte do valor de uma ação para uma instituição ou plantando uma árvore a cada x produto comprado. O investimento em projetos sociais, faz com que a marca contribua na formação de cidades comprometidas com o mundo em sua volta e isso é valioso. 

Reciclado

Quando existe uma preocupação com a reciclagem do material usado na composição de um produto, está sendo pensando também oportunidades de empregos, menor quantidade de lixo enviados aos aterros sanitários e preservação do meio ambiente. Algumas empresas de beauty já adotaram a inserção de papéis sementes nas embalagens, refil biodegradável, press kit com descarte consciente e essas ações já são bem relevantes se tratando de sustentabilidade.

Verde

Quando a marca de beleza orienta seus consumidores sobre armazenamento, reutilização, coleta ou descarte ideal pós uso, demonstra de forma aberta e sincera sobre a composição de seus produtos, adota medidas e planos de gerenciamento de resíduos e como causa menos impacto ambiental através de seus produtos e embalagens, ela está se preocupando com o todo e com a preservação ambiental, isso é maravilhoso.

 

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