Quarta, 25 de Maio de 2022 13:09
61996377502
Educação Curiosidades

Comemore o Dia Mundial da Educação

Desde o dia da realização do Fórum Mundial em Dakar no Senegal, principais órgãos de educação mundiais se referem ao 28 de abril, como Dia Mundial da Educação

28/04/2021 08h37 Atualizada há 1 ano
Por: Vítor Tobias
Créditos: Banco de Imagens
Créditos: Banco de Imagens

A Educação é um direito de todo cidadão, que possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades, instrução formativa e geração de valores. Neste ano, em que as instituições de ensino adaptaram seus conteúdos para a Educação a Distância (EAD), para atender às normas preventivas ao novo coronavírus, o Dia Internacional da Educação não pode passar em branco.

Celebrada hoje (28), a data chama atenção para a importância da educação na vida das pessoas, começando pelas instruções primárias, em casa, e continuando nas escolas, faculdades e demais locais de aprendizagem.

Uma boa educação possibilita ganhos para a vida toda. Por isso, o investimento nela não deve ser poupado. Ainda que os cursos mais concorridos e bem conceituados estejam fora do alcance financeiro de muitos cidadãos, as bolsas de estudo são auxílios que permitem o acesso à educação privada por meio de descontos em mensalidades.

Neste ano, diante do cenário da pandemia do novo coronavírus, políticas públicas e medidas de urgência precisaram ser adotadas para não comprometer o calendário escolar de 2020 das séries da educação básica e ensino superior. Hoje, no Dia Internacional da Educação, o Conselho Nacional de Educação (CNE) deve votar, em plenário virtual, as diretrizes que irão direcionar todas as escolas do Brasil. Tais diretrizes devem regulamentar as atividades acadêmicas e, também, orientar os estados, municípios e as escolas quanto ao funcionamento do ano letivo.

Origem

O dia de 28 de abril ficou conhecido como Dia Internacional da Educação porque, neste dia, no ano 2000, foi realizado o Fórum Mundial de Educação de Dakar, no Senegal. Porém, para a ONU, essa data não foi oficializada. Mesmo assim, diversos setores ligados ao ensino celebram em 28 de abril o dia da educação.

Para comemorar a data, veja algumas curiosidades sobre o segmento dentro do âmbito brasileiro.

O vestibular é criação brasileira

Poucos sabem, mas há muitos anos só tinha acesso a uma graduação alunos de escolas renomadas ou jovens de famílias ricas que tivessem alguma indicação para ingressar em uma universidade.

Contudo, para mudar essa situação, o vestibular foi criado no Brasil em 1911, por um político chamado Rivadávia da Cunha Corrêa, então ministro da Justiça. O ministro criou o vestibular porque o número de pessoas que querem ingressar nas universidades públicas passou a ser maior que o número de vagas disponíveis, daí fazer uma seleção entre os interessados.

Curso com maior número de alunos

Apesar de os cursos de direito, medicina e às engenharias serem os cursos mais almejados e disputados nos vestibulares para o acesso a instituições de ensino superior, é o curso de administração o que tem mais alunos matriculados em todo o país.

Nesse sentido, segundo o Ministério de Educação, há mais de 700 mil alunos matriculados em cursos de administração no Brasil.

Quantas instituições de ensino superior existem no Brasil? 

Segundo o último censo, exatas 2.378. São 99 federais, 108 estaduais, 71 municipais e 2.100 particulares.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias