Quarta, 29 de Setembro de 2021 19:12
61996377502
Educação Educação

Afterschooling: vantagens & desvantagens

Seus filhos podem vivenciar essa modalidade de ensino há anos, sem você se dar conta

25/05/2021 08h30
231
Por: Vítor Tobias
Créditos: Leiturinha
Créditos: Leiturinha

Por diferentes motivos muitas famílias optam pelo homeschooling. São famílias dedicadas e muito preocupadas com o pleno desenvolvimento de seus filhos. Isso no entanto, não quer dizer que quem permanece com os filhos no sistema escolar seja ausente da vida dos filhos, de forma alguma. O nível de cuidado, presença e acolhimento às necessidades dos filhos é algo extremamente íntimo de cada família e de cada situação vivida pela mesma. Talvez sem saber, muitas famílias escolarizadas pratiquem o afterschooling a anos e nem saibam que a “nomenclatura” existe. 

Um dos pilares do afterschooling talvez seja o maior monitoramento no desenvolvimento das crianças. Isso só é possível porque nessa modalidade, a criança continua frequentando a escola, mas recebe apoio adicional da educação domiciliar, ou seja, o processo de educação continua depois da escola no ambiente familiar. O que explicar o nomenclatura do nome “afterschooling” (Tradução livre: "depois da escola").

Depois de estudos e testes de campo especialistas perceberam que na maioria das vezes, os alunos com os melhores rendimentos não eram os super dotados e sim aqueles com uma estrutura familiar adequada e pais que acompanhavam os estudos de perto. Que ensinavam seus filhos a estudar, que não cobravam as notas do boletim, mas que sentavam ao longo do bimestre junto do filho para acompanhar a tarefa e descobrir suas dificuldades e tendências.

A tarefa de casa deve ser um momento no qual a criança encontre o assunto visto em sala e possa pensar sobre ele sob um novo ângulo. Dessa maneira a compreensão e assimilação do conteúdo ganha novo significado. Quando bem elaborada, a lição de casa pode ajudar muito o aluno a compreender e internalizar o que viu em sala de aula.

Abaixo, você encontra algumas dicas que podem melhorar no momento de realização dos deveres de casa. Lembre-se, aproveite a oportunidade para observar e estar à disposição da criança nos desafios da tarefa.

1) Pai, mãe, embora muitos tenham consciência disso, a primeira dica é: vocês já saíram da escola. Logo, a tarefa é do seu filho. Quem deve fazer é ele e não vocês. Pode parecer óbvio, mas para muitos pais, na correria do dia-a-dia, fazer pelo filho tornou-se uma maneira de conseguir descansar antes e ouvir menos lamento. 

2) Garanta que a lição de casa esteja inserida em uma rotina. Fazer a tarefa tem que ser algo normal no dia-a-dia da criança. Dependendo da idade de seu filho, combine com ele qual será o melhor horário, de acordo com a realidade familiar. Uma vez combinado, o horário deve ser cumprido e vocês, pais, tem a função de fazer com que isso aconteça.

3) Tente proporcionar um ambiente de estudo tranquilo. O lugar preferido em frente a televisão pode até ser tranquilo, mas não para a lição de casa.

4) Aproveite o momento da tarefa como um tempo de qualidade entre você e seus filhos. Analise se é interessante estar presente 100% do tempo, ou se passadas constantes e encorajadoras serão suficientes. 

5) Quando a tarefa permitir reflexões, faça perguntas que levem seu filho a buscar uma resposta, que o ajude a exercitar seu raciocínio. Não deixe a resposta muito óbvia. Se as tarefas nunca permitirem reflexões, tente elaborar algumas.

6) A dica acima também vale, de certa forma, para quando seu filho fizer uma pergunta. Tenha cuidado para que a resposta  não seja tão direta a ponto de tirar-lhe a chance de raciocinar por si só em cima do assunto.

7) Depois que a tarefa estiver finalizada, revise-a junto com seu filho. Isso fará com que ele tenha mais uma oportunidade de fixar o conteúdo, você terá a chance de conhecer as respostas de seu filho e, aos poucos, isso irá virar um bom hábito para ele.

8) Pratique uma das formas de educação positiva. Elogie o esforço, os acertos e o trabalho feito mesmo com vontade de estar brincando. Um elogio pode fazer maravilhas para uma pessoa adulta e isso não é diferente para uma criança.

*Com informações do Portal Família Barlavento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias