Domingo, 05 de Dezembro de 2021 13:29
61996377502
Meio Ambiente Sustentabilidade

Conheça a Telha Solar Fotovoltaica

Investir no tradicional painel solar ou optar pela telha solar fotovoltaica?

09/06/2021 08h30
Por: Vítor Tobias
Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Mais comum em imóveis comerciais e indústrias, a telha com placa solar é uma aposta para a tecnologia do futuro em residências também. Ela possui um preço competitivo com outras alternativas e contribui para a geração de energia limpa, por esse motivo o material vem ganhando notoriedade no país.

Além de ser de fácil instalação, o telhado fotovoltaico é geralmente constituído de cerâmica e possui quatro células de energia solar. Com essa alternativa é possível utilizar a energia solar no telhado de modo sustentável e ainda economizar no valor do consumo de energia elétrica. 

O que é a Telha Solar Fotovoltaica

A telha solar tem a função 2 em 1: fazer parte da cobertura do imóvel, além de gerar energia elétrica, com a finalidade produzir energia a partir da radiação solar de modo prático, resistente e flexível.

Apesar de ser confundido com placas solares, a telha fotovoltaica possui maior resistência e mais leveza, além de fatores como maior potência (aproximadamente 9,16 Wp por telha ou 69 Wp/m²) e harmonização com o telhado também serem diferenciais para essa tecnologia.

Diferenciais do telhado fotovoltaico

Como dito acima, a telha com placa solar oferece alguns diferenciais que podem ser decisivos no momento da compra. Alguns deles são:

  1. Tecnologia de ponta;

  2. Fácil instalação;

  3. Mais praticidade;

  4. Economia e tranquilidade para seu projeto;

  5. Resistência a vazamentos e chuva de granizo;

Além disso, ao utilizar a energia solar do telhado fotovoltaico, apresenta-se melhor acabamento estético e é ideal para a durabilidade e limpeza.

Como funciona a energia solar do telhado fotovoltaico

Seu funcionamento ocorre no  momento em que a luz solar entra em contato com a telha que tem placa fotovoltaica, perdendo uma partícula de elétron. Assim, o elétron liberado percorre o circuito elétrico até encontrar outros já armazenados, gerando corrente elétrica.

Por essa razão, a escolha do telhado fotovoltaico ainda é uma das opções mais vantajosas em relação à alta resistência, visto que a corrente máxima nunca ultrapassa 1,5 A nas ligações em série e 9 A nas ligações em paralelo, podendo suportar até 3500 W.

Preços da telha solar fotovoltaica

As telhas fotovoltaicas possuem uma média de preço de R$ 764,75 por m², com geração média mensal de uma telha de 1,15 kWh, sendo instaladas como se fossem telhas comuns. A instalação de telhas fotovoltaicas no telhado abre oportunidade para consumidores produzirem sua própria energia em sua residência.

Sendo assim, as células fotovoltaicas são fixadas em seu corpo, sendo encapsuladas ou sobrepostas, tendo em vista que não produzem nenhum custo a mais. No entanto, os preços da telha solar fotovoltaica variam de acordo com o tamanho e tipo de equipamento escolhido, além da quantidade de energia necessária e da área de instalação, já que regiões com maior incidência solar tornam o funcionamento mais eficiente.

*Com informações do Portal Solar.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias