Quinta, 27 de Janeiro de 2022 18:21
61996377502
Colunas Nutrição

Dieta cetogênica

o que é importante saber?

06/07/2021 08h12
Por: Grazieli Neves
Dieta cetogênica

As dietas cetogênicas são refeições com objetivo de utilizar gordura como fonte de energia, uma alimentação de carga glicêmica baixa e alimentos com mais gordura saudável. É um estímulo diferente para nosso corpo, nossas células e receptores, além de ajudar muito no controle de doenças autoimunes e diabetes. Existe um tempo de cetoadaptação, no início é normal sentir queda de energia, dor de cabeça, irritação, mas nosso corpo se adapta. O tempo vai depender de cada pessoa.

Como é a alimentação cetogênica?

Alimentação com mais gorduras (monoinsaturadas e poli-insaturadas), carboidratos de baixo índice glicêmico, vegetais, óleos de fontes vegetais ( gergelim, óleo de abacate, azeite de oliva extra virgem de boa qualidade, alimentos ricos em ômega 3),além do uso da estratégia” keto plan”: alimentação baseada só em fontes vegetais de carga glicêmica baixa, rico em compostos bioativos com atividade anti-inflamatória, antioxidante e fibras solúveis

 Como não deve ser?

Alimentação rica em bacon, presunto, queijos, industrializados, carne. Esse tipo de gordura é muito inflamatória. Excesso de proteína animal. Excesso de adoçantes, alta quantidade de carboidrato, farinha, açúcar

A dieta cetogênica é pra todos ?

Não existe uma dieta que serve pra todos e sim uma alimentação individualizada, avaliada por um nutricionista. Lembrando que a dieta cetogênica é só mais uma de várias estratégias. Somente um profissional qualificado poderá saber a necessidade de cada estratégia.

GRAZIELI NEVES NUTRICIONISTA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Grazieli Neves
Sobre Grazieli Neves
Nutricionista com 10 anos de atuação, mais de 3mil pessoas atendidas. Pós graduada em nutrição clinica e esportiva funcional, obesidade e emagrecimento. Atualmente atende em ambulatório de hospital como nutricionista de pós bariátricos e doenças crônicas em obesos. Proprietária da clínica Start Nutrição em Águas Claras, Brasília -DF.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias