Quinta, 27 de Janeiro de 2022 17:41
61996377502
Notícias Meio Ambiente

Ginásio em Bali feito inteiramente de bambu

Estrutura pode servir de modelo para projetos de arquitetura em outros lugares do mundo

12/08/2021 13h30
Por: Vítor Tobias
Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

O escritório Ibuku projetou um ginásio de esportes inteiramente feito em bambu para a Green School Bali, instituição de ensino privada que promove a sustentabilidade por meio da aprendizagem em um ambiente natural. A estrutura surpreendeu por ser pioneira em unir técnica, design e leveza.

Chamado de The Arc (O Arco, em português), o edifício de 760 metros quadrados serve como uma cobertura protetora para a quadra poliesportiva da escola. A construção foi projetada em colaboração com o arquiteto especialista em bambu Jörg Stamm e a empresa de engenharia estrutural Atelier One.

Segundo o site de arquitetura, Arch Daily, o projeto é totalmente sem precedentes: “Uma estrutura inédita que não é apenas uma incrível peça de arquitetura de bambu, mas servirá como referência em estruturas leves como um todo.”

A forma orgânica e o sistema estrutural do edifício foram inspirados nos sistemas naturais, em particular a maneira como nossas costelas são mantidas no lugar pela tensão de uma camada externa de músculo e pele.

A estrutura ultra-leve é formada por arcos de bambu que sustentam a cobertura de formato orgânico. Os arcos possuem 14 metros de altura e são conectados por uma segunda trama que se curva em duas direções para criar assim uma estrutura robusta e tensionada.

Vários meses de pesquisa e desenvolvimento levaram à criação de uma solução geométrica precisa que permitiu que o edifício tivesse um vão interno de 19 metros de extensão usando uma quantidade mínima de material.

Os vãos abaixo do arco permitem que a brisa passe, proporcionando ventilação natural. As aberturas no teto do telhado também permitem que o ar quente escape, mantendo o edifício sempre fresco.

A Green School tem construído edifícios de bambu em seu campus em Bali, Indonésia, desde que foi fundada em 2008. A escola agora também opera na Nova Zelândia, África do Sul e México.

*Com informações Ciclo Vivo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias